DIETA GERAL. Receitas para o almoço



Olá, amigos
Convido-os a visitarem regularmente esta página, por que irei postando receitas novas.
Um abraço.

DIETA ESPECIAL PARA CELÍACOS
MISTURA ALIMENTAR CORRETA PARA EMAGRECER E MANTER A SAÚDE

  


ALMOÇOS:
Estas receitas foram idealizadas para 31 dias numa dieta sem gorduras saturadas e que podem ser consumidas por crianças, adultos e idosos, visto que constitui uma alimentação de qualidade. As sobras podem ser consumidas no jantar, transformadas em sopa ou serem congeladas e até transformadas também em torta com qualquer uma das massas mig 2, mig 3 ou mig 4, que você encontra na página de receitas de tortas

1.       Carne com lentilhas. Cozinhe na panela de pressão uns pedaços de  carne magra só com água e sal até ficar bem mole e macio. Tempere na mesma panela com os temperos verdes da sua preferência, cebola, alho e colorau. Adicione as lentilhas bem lavadas e deixe ferver até ao ponto em que as lentilhas estejam cosidas e com o molho encorpado. Ao retirar do fogo, regue com azeite de oliva puro extra virgem.
Sirva somente com salada de alface, tomate e cebola.

2.       Estrogonofe. Cozinhe a carne cortada para estrogonofe na panela de pressão com pouca água até ficar macia. Escorra a água e reserve. Refogue com óleo de soja, sal a gosto, salsinha e alho. Junte um pouco da água reservada, bastante tomate picado e deixe ferver para amaciar o tomate. Adicione o creme de leite de soja, deixe ferver rapidamente, retire do fogo e sirva quente com arroz. A salada que quiser, pode servir antes do estrogonofe.

3.       Couve- flor à milanesa. Cozinhe as ramas da couve-flor no bafo, deixe escorrer e esfriar. Passe cada uma das ramas no ovo batido com meia colher de chá de maisena e frite-as em óleo quente. Deixe escorrer o óleo e sirva com feijão verde, arroz e farofa.


4.       Ensopado de peixe. Cozinhe as batatas, cenoura, abobrinha, chuchu, brócolis, alho e cebolas ou os legumes que quiser, em pouca água. Quando estiverem meio cosidos, coloque por cima as postas de peixe pré-temperadas com suco de limão e sal. Por cima do peixe coloque salsinha cortada, fatias de pimentão e tomates. Feche a panela e deixe ferver até que o peixe esteja no ponto. Sirva com pirão escaldado feito com farinha de mandioca e a água fervendo, do próprio ensopado. Regue no prato com azeite de oliva puro extra virgem.

5.       Arroz  Olé. Coloque numa panela o equivalente a 1 xícara de arroz, 2 ½ xícaras de água, meia xícara de ervilhas, meia xícara de milho verde, meia xícara de frutas secas, meia xícara de couve flor  picada e 3 colheres de proteína de soja ou PTS. Uma colher de colorau, alho, cebola, pimentão, salsinha e tomate picados. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo até que a mistura esteja seca. Sirva quente. Não necessita acompanhamento.

6.       Batatas recheadas. Faça uma cavidade em 3 batatas grandes cosidas. Faça o recheio com 2 ovos cosidos esmagados com 1 colher de chá de azeite de oliva, cebola picada, alhos picados, salsinha picada, requeijão e sal a gosto. Cubra cada batata com um pedaço de queijo branco e leve-as ao forno só até derreter o queijo.


7.      Lasanha de abobrinha. Corte as abobrinhas em fatias no sentido do comprimento. Arrume no pirex untado com óleo de soja, uma camada de massa de lasanha feita com farinha de arroz, outra de abobrinha, outra de molho tradicional caseiro com um pouco de orégano e outra de queijo branco ou requeijão. Repita as camadas e finalize com o queijo. Se quiser, pode rechear com picadinho refogado. Cubra com leite ou água e leve ao forno até que a massa esteja cosida.  Sirva quase fria.

8.      Caçarola de peixe com mariscos. Coloque numa caçarola, batatas cortadas em rodelas, postas de peixe sem espinhas, camarões descascados, ameijoas com casca, mexilhões sem casca ou os mariscos que quiser. Ponha também cebolas cortadas em quatro partes, alhos esmagados, salsa picada, cebolinha e pimentão em tiras. Junte um pouco de água e deixe ferver até que as batatas estejam cosidas. Na hora de servir, regue com azeite de oliva puro extra virgem. Acompanha salada de alface  .


9.      Pizza de frigideira. Bata com um garfo, 5 colheres de água com 1 colher de amido de milho e 2 colheres de farinha de milho biju e 1 ovo. Despeje na frigideira que já está no fogo com óleo de soja bem quente. Rapidamente recheie como quiser. Sobre o recheio coloque fatias de queijo mussarela e tampe a frigideira, dando tempo para que a massa não fique crua. Sirva com legumes cosidos no bafo.

10.  Moqueca. Arrume numa caçarola os pedaços de peixe e batatas cortadas em rodelas. Se quiser, pode acrescentar camarão branco com o peixe. Por cima coloque sal a gosto, pimentão em tiras, rodelas de cebola, alho , salsa e coentro picados. Junte duas xícaras de água, uma de leite de coco e uma colher sopa de azeite de dendê. Deixe cozinhar em fogo brando até as batatas ficarem macias. Sirva com salada de alface, tomates e pepino. Para fazer a moqueca de carne, substitua o peixe e o camarão por almôndegas ou bolas de carne moída.


11.  Feijoada diet. Lave bem 250 gramas de feijão e deixe de molho em 2 litros de água dentro da geladeira para o dia seguinte. Quando for preparar, coloque todo o feijão com a água em que ficou de molho dentro da panela e junte 4 folhas de louro, pedaços de músculo com tutano, dobradinha sem gordura, costela magra e carne seca magra depois de lavada e escaldada. Deixe ferver por duas horas com a panela tampada. E mais um pouco com a panela destampada para dar o ponto. Coloque sal a gosto. Junte um refogado de temperos feito com óleo de soja, alho, cebola, pimentão, salsa e colorau. Deixe a feijoada descansar um pouco antes de servir. Sirva com couve mineira, farofa e banana.
 
12.  Arroz de picadinho. Coloque na panela, uma quantidade de arroz e o dobro de água. Junte o picadinho de carne, os temperos verdes, alho, cebola, sal a gosto, e agrião ou espinafre picados. e deixe ferver até a água secar. Regue com azeite de oliva e sirva com cenoura e beterraba cruas raladas. Pode substituir a carne por peixe ou camarão. 
13.  Souflê de bacalhau.  Cozinhe um pouco de bacalhau desfiado e quando a água secar, refogue com azeite, alhos, coentros verde, salsa, cebolinha e urucum ou colorau. Reserve. Bata 3 claras em neve e junte as gemas batendo para incorporar. Adicione ao avo batido, 2 batatas grandes cosidas e bem esmagadas com 2 colheres de amido e sal a gosto. Numa forma de torta untada com azeite, despeje metade da massa. Coloque o bacalhau refogado e cubra com o restante da massa. leve ao forno pré aquecido até dourar.
      Sirva com salada de alface com tomates, palmito e azeitonas.

14.  Rolo de legumes
15.  Bife com purê
16.  Suflê de legumes. Faça como a torta de bacalhau. Só substitua o bacalhau por legumes picados, cosidos e refogados.
17.  Torta de espinafre
18.  Vatapá do Pará.  Refogue com óleo de coco ou azeite de dendê, 1 xícara de camarões com  cebola, alho e os temperos verdes. Tempere com sal a gosto. Adicione 2 xícaras de água, deixe ferver e junte meia xícara de leite de coco onde dissolveu 3 colheres sopa de amido, mexendo sempre para formar um creme com uma consistência que você poderá ajustar. Adicione 4 colheres de sopa de azeite de dendê, mexendo ao fogo e assim que estiver incorporado, retire do fogo e sirva com arroz branco. Pode aumentar a quantidade de camarões e até diminuir ou aumentar a quantidade de amido, para obter a consistência que você quiser. 
19.  Panquecas.  Dissolva 3 colheres sopa de amido com 3 colheres de água. Junte 1 ovo inteiro e bata. Espalhe numa caçarola com óleo de soja quente. Vire e recheie rapidamente com picadinho refogado, ou queijo branco, ou peixe ou frango desfiado.  Vire uma metade sobre a outra, retire e sirva com salada de legumes. 

20.  Almôndegas
21.  Nhoque de espinafre
22.  Macarrão com agrião. Cozinhe ao ponto o macarrão japonês feito com arroz. Refogue o agrião picado com os temperos verdes, alho e azeite. Coloque sobre o macarrão e sirva com tomates cortados.

23.  Croquetes de peixe
24.  Charutos de couve
25.  Carne assada
26.  Mocotó com batatas
27.  Fígado de cebolada. As iscas de fígado, tempere apenas com sal. Coloque-as numa caçarola ao fogo sobre óleo de soja quente. Sobre o fígado, jogue bastante rodelas de cebolas. Quando virar os bifes para fritar do outro lado, as rodelas de cebolas também irão fritar. Sirva com arroz branco e couve picada e cosida no bafo.

28.  Peixe assado de forno
29.  Dobradinha
30.  Refogado de coração
31.  Tortilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário