LANCHE DA TARDE



LANCHE DA TARDE


No lanche da tarde deve-se consumir alimentos quentes, não muito quentes, mas que conforte o estômago e em pequenas quantidades. De preferência um chá com algum acompanhamento adequado.
Se você estiver numa região quente ou no verão, poderá consumir  alimentos mais frios ou até gelados. Mas não faça do gelado um hábito constante ou diário, para não diminuir a propriedade de homeotermia do intestino e dos outros órgãos, baixando assim um pouco do fisiologismo e consequentemente, uma baixa da defesa orgânica natural.




Torta de bananas e chá mate
































Bata na batedeira, 8 colheres de água com 6 ovos inteiros até ficar em neve. Junte 1 2/2 xícaras de açúcar e bata até ficar um suspiro mole. Incorpore 1 xícara de amido, 1/2 xícara de farinha de arroz, 1 xícara de farinha de milho biju, 1 pitada de sal, 1 colherinha de canela em pó e 1 colher de fermento. Despeje sobre as bananas cortadas ao meio e arrumadas como fogueira, numa assadeira caramelada.
É fonte de vitamina D.



Doce de maracujá com ameixa seca:
Limpe as cascas do maracujá e corte-as picadinho. Leve ao fogo com pouca água para amolecerem. Quando estiverem cosidas, deixe esfriar e bata no liquidificador. Junte o dobro de açúcar e deixe ferver ao fogo baixo até dar o ponto de doce, quando ao mexer com a colher, desgruda da panela e faz aquele chiado característico. Deixe esfriar e sirva com ameixa seca. E  calmante e laxante.


Doce de maracujá com erva cidreira:
Faça como na receita acima. Apenas acrescente no liquidificador, uma xícara de folhas de erva cidreira e outra de polpa de maracujá. Sirva com folhas escaldadas de erva cidreira. É calmante, relaxante e provoca aquele soninho gostoso.



Maria mole de manga:
Faça a maria mole conforme indicar na embalagem. Depois de bater 30 minutos, junte 500 ml de polpa de manga e bata mais 15 minutos. Coloque numa forma plástica e leve ao congelador. Sirva com creme de leite de soja ou creme de ameixas.
Pode substituir a manga por outra fruta que não seja ácida, ou leite de vaca, ou leite de coco ou leite de castanha do Pará. Pode também misturar passas ou frutas secas.




Tacacá.
Uma espécie de sopa indígena, feita com tucupí, goma de tapioca, jambú, chicórea e camarão.
O tucupí possui propriedades de curar doenças de pele como a impingem, a sarna e o herpes simples.
É alimento típico do estado do Pará. Em Belém há pessoas que tomam tacacá todas as tardes. Mantém a pele linda e aveludada.






Açaí com farinha de tapioca.

O suco grosso do açaí, com açúcar ou adoçante e farinha de tapioca.
Tem propriedades anti anêmicas, fortificante e energético. Libera o ferro para ser absorvido pelo organismo, quando trinta minutos antes, se come uma laranja ou fruta que contenha vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário