ALIMENTAÇÃO Para idosos celíacos

Calda de gengibre para o chá.
Cozinhe 2 copos de gengibre ralada com 3 copos de açúcar e 2 copos de água. Deixe ferver até levantar bolhas transparentes.
Se quiser pode juntar 2 colheres de sopa de cravinho (ajuda no combate à dengue e às gripes) Retire do fogo.
 Guarde num frasco de vidro e conserve na geladeira.
Para fazer o chá use 1 colher de sopa da calda numa xícara de água quente ou adicionada em qualquer chá quente.
Faça o mesmo com maçãs ou casca de laranja ou folhas verdes como erva cidreira, capim santo, etc... É melhor e mais seguro que consumir ervas desidratadas cheias de fungos.
Bolo de aipim (macaxeira)

4 copos de aipim ralado
1 copo de açúcar
1 pedacinho de casca de limão
1 copo de agua
3 ovos
1 pitada  de sal
Bater tudo no liquidificador
Colocar em forma caramelada
Assar 45 minutos no forno a 180 graus
Pão de queijo
2 copos americanos de batatas esmagadas
1/4 de copo de óleo misturado com azeite
3 ovos
Sal a gosto
2 colheres sopa de queijo ralado.
500 gramas de polvilho azedo
Amassar bem até ficar uma massa macia.
Fazer as bolas e assar em forno pré-aquecido
até ficar dourado.



 POLENTA DOCE
2 xícaras chá de polenta preparo rápido
7 xícaras de água
1 colher chá de sal
2 colheres sopa de açúcar
1 colher sopa de queijo parmesão ralado
Tudo numa panela, levar ao fogo para ferver até virar uma papa. Coloque numa forma molhada, deixe esfriar e desenforme.



  
 LIMONADA SUÍÇA
4 limões rosa ou suíços
1 litro de água.
1/2 xícara chá de açúcar
Limpar os limões e bater no liquidificador com casca e tudo.








                                            

TORTA DE BANANAS
Numa forma caramelada, arrume as bananas cortadas ao comprido pelo meio, em forma de fogueira para que a massa penetre por entre as bananas. Polvilhe as bananas arrumadas com canela em pó e sobre elas despeje a massa e leve ao forno a 180º por +- 30 minutos.
MASSA: Bata 4 ovos inteiros com 5 colheres sopa de água até ficar uma espuma firme. Adicione 1 xícara chá de açúcar e bata até ficar uma espuma branca. Junte 1 e meia xícara chá de farinha de milho bijú (aquela para farofa) e mais 1 xícara chá de amido de milho, 1 colher chá de fermento químico, raspa de limão e uma pitada de sal. Continue batendo para obter a massa.






                                                        ALIMENTEÇÃO PARA IDOSOS CELÍACOS.

                                                                                Ivone Medeiros do Amaral

                       Lembre-se que em qualquer etapa da vida e em qualquer situação, a alimentação deve ser de qualidade e não em grande quantidade. Deve-se fazer 5 (cinco) refeições por dia em horários certos afim de manter acertado o relógio digestivo; o funcionamento das glândulas e todo o fisiologismo do corpo e da mente. Beber 1 copo de água 1 hora depois das refeições, perfazendo um total de 5 copos diários. A quantidade de alimento em cada horário deve ser igual ou menor do que possa caber dentro das mãos unidas em concha.
                       Se a pessoa for hipertensa, deve diminuir muito ou evitar o sal. E se for diabética, não deve consumir açúcar de cana ou glicose. Sal e açúcar, deve-se consumir apenas o que é contido nas frutas e nos outros alimentos naturais. De qualquer forma, nunca use banha, margarina, temperos artificiais ou industrializados, temperos que ressaltam o sabor dos alimentos, conservas, conservantes, enchidos, enlatados e embutidos ou bebidas gaseificadas e alcoólicas. Use temperos naturais, óleos vegetais, azeite puro e vinagre de vinho ou de outras frutas e sucos naturais. Estes hábitos são bons e deveriam ser usados desde a infância. Mas em qualquer idade sempre é muito saudável adotá-los. A família que os adota, torna-se resistente às doenças metabólicas.
                      Convenhamos que a realidade da pessoa idosa é diferente. Uma pessoa idosa tem seus limites de força, de expressão, de mastigação e de digestão. Por isso mesmo apresenta necessidades nutricionais condizentes com a sua capacidade  física. Além disto, os idosos precisam de alimentos  que os fortaleçam de certa forma, que facilite a mastigação, que mantenham o seu bem estar e que os deixem flexíveis, leves e felizes. Como os idosos de hoje, geralmente não tinham o hábito de fazer  a dieta vegetariana ou a dieta ecológica desde a infância e apresentam um envelhecimento precoce e certas deficiências de saúde, como hipercolesterolêmia, hiperglicemia, nervosismo, insônia, ressecamento intestinal, lenta motricidade e memória escassa, além das afecções reumáticas, etc. Por  isso mesmo e  se o idoso não aceita uma dieta vegetariana ou ecologicamente correta,  sugerimos  a  seguinte  dieta  com receitas especiais para a terceira idade:

PROPOSTA DE ALIMENTAÇÃO SEMANAL PARA IDOSOS CELÍACOS OU NÃO.
Esta dieta é também recuperadora e não engorda ou emagrece se as quantidades forem observadas.

Dia            Desjejum                    lanche matinal                     almoço                  lanche da tarde                jantar            
                    08.00h                     10.00h                                  12.00h                         15.00h                       18.00h        

2ªf
Café, Leite,
Salada de frutas

Batida de frutas
com leite e  granola
sem glúten
Molho de picadinho
com purê de batatas
e salada verde
Chá de camomila
Bolacha maizena com
patê de abobrinha
Sopa de carne
com legumes

3ªf
Café, leite, bolacha maizena
Patê de ovos
Batida de bananas
com leite de vaca

Feijão com mocotó
Arroz branco
Salada primavera

Mingau de maizena 
Sopa de mocotó
com  aipim
4ªf
Café, leite,  bolo de milho
Geléia feliz idade
1 copo de leite batido
com polpa de fruta
Macarrão alho e óleo
Refogado de fígado
Cenoura ralada e alface
Chá de mate queimado
com capim limão
e bolachas maizena
Sopa de cenoura

5ªf
Café, leite
Doce  de maçã
Batida de bananas
com leite de vaca 

Cosido de patinho
Pirão escaldado

Canjica de quirera branca
Sopa de cosido

6ªf
Café, leite
Patê de berinjela
Manga batida com leite
de vaca e granola sem glúten
Peixe  ao fricassé
Arroz branco
Esparregado
Gelatina  com creme de
Amendoim

Canja

Sab.
Café, leite,  
Curau
Mamão  em salada de frutas
Feijão, arroz,
Picadinho de dobradinha
Salada verde

Arroz doce

Minestrone
Dom.
Café, leite,  
Doce de maçã
Batida de bananas  

 Purê de batatas
Almôndegas ao molho
Salada de legumes
Doce de maçã com
Bananas em rodelas e
Creme de leite de soja

Sopa de almôndegas


 Receitas:  


 ALMÔNDEGAS AO MOLHO BRANCO
                      Misture uma porção de 500 grs. carne moída com a mesma porção de PTS (proteína têxturizada de soja). Tempere com o tempero digestivo e sal a gosto e misture formando uma massa. Junte 1 xícara chá de farinha de milho pré cosido. Amasse e faça as bolas. Coloque numa panela  e cubra com água. Deixe cozinhar com a panela aberta até que a água se reduza pela metade. Junte molho branco caseiro e deixe ferver rapidamente. Retire do fogo e se quiser, junte queijo ralado.

BARREADO
                       Numa panela de barro (ou de pressão) coloque pedaços de 1 k. de músculo com o tutano, mas sem os ossos. Junte 2 colheres de azeite de oliva, sal a gosto, 1 pimenta dedo de moça (que não arde), 1 colher sopa de tempero digestivo e 3 folhas de chicória ou coentro de pasto verde. Junte 2 litros de água e deixe ferver por 2 horas.     
                       Sirva com farinha de mandioca, salada de tomate com couve mineira e banana.

COSIDO DE PATINHO OU MÚSCULO SEM OSSO
                     Corte a carne em cubos pequenos. Coloque na panela e cubra com água. Deixe cozinhar até que a carne fique mole. Junte então na mesma panela o repolho cortado, cenouras cortadas, batatas, aipim, chuchu, e abobrinha. Tempere com o tempero digestivo, sal a gosto, salsinha, cebolinha, etc. Deixe cozinhar até que as batatas fiquem  macias.
                     Retire um pouco do caldo quente para outra panela  e ao ferver, junte farinha de mandioca  molhada e vá mexendo para fazer o pirão escaldado na consistência que você quiser.
                      
FEIJÃO COM MOCOTÓ
                      Cate e lave bem o feijão. Deixe-o de molho em água numa vasilha com tampa, dentro da geladeira para usa-lo no dia seguinte.  No dia seguinte, cozinhe o feijão com a água em que ficou de molho. Separadamente, cozinhe o mocotó em água numa panela de pressão  durante 2 horas ou até que fique bem mole. Abra a panela e retire os ossos. Tempere o mocotó com o tempero digestivo, sal a gosto, cebola e salsinha e dê uma refogada. Junte o feijão e deixe cozinhar mais um pouco, apenas para incorporar.
 
FIGADO DE CEBOLADA
                      Peça para o açougueiro cortar as iscas de fígado em lascas pequenas. Tempere-o com o tempero digestivo. Numa caçarola, coloque  a mesma  quantidade do fígado, em cebolas. Junte o óleo e frite as cebolas. Junte o fígado e vá refogando-o e virando para que fique macio.

FIGADO PICADINHO
                       Compre o fígado já picadinho e sem peles. Numa panela, coloque óleo para refogar  cebola, salsa, cebolinha, etc. Junte um pouco de água, cenoura e chuchu ralados. Quando a cenoura estiver cosida, junte o fígado, o sal a gosto, o tempero digestivo, colorau ou urucum e deixe cozinhar  até  que o fígado fique macio.
  
FRANGO AO FRICASSÉ
                       Retire os ossos e a pele do frango. Corte-o em pedaços pequenos. Coloque-o na panela, tempere com  tempero digestivo e sal a gosto. Refogue-o com óleo, cebola, alho fresco . Coloque um pouco de água para cozinhar. Quando o frango estiver macio, junte o molho de fricassé, feito com  um pouco de creme de leite de soja onde se dissolveu um pouquinho de farinha de trigo e se  misturam  ovos batidos, na quantidade de 1 ovo para cada frango, e bastante salsa picadinha. Mexa sem retirar do fogo e deixando ferver apenas 1 minuto para incorporar os ovos.
                        O mesmo processo de fricassé pode ser usado substituindo o frango por carne de vaca desfiada, pato, ganso, coelho, fígado ou dobradinha cortada bem fina. Também qualquer peixe desfiado ou em pedacinhos sem espinhas, como o bacalhau, o pirarucu, o cação, e outros.

FRANGO ENSOPADO
                        Retire os ossos e a pele do frango e corte-o em pedaços  médios, tempere com o tempero digestivo, sal a gosto e limão ou vinagre de maçã  e reserve-o. Numa panela, coloque óleo, cebola e alho picados, colorau ou urucum, e refogue. Junte o frango reservado e deixe refogar durante 5 minutos, virando os pedaços com uma colher de pau.. Cubra com água e deixe ferver. Quando estiver com a água reduzida pela metade junte 1 colher de farinha de trigo dissolvida em água e  deixe cozinhar até amolecer
                        
FRANGO À  SÃO FRANCISCO (cosido de frango com legumes)
                        Proceder como no frango ensopado. Quando colocar o frango na panela, junte batatas descascadas cortadas em quatro partes, rodelas de  cenouras, pedaços pequenos de  chuchu, macarrão tubo de arroz e repolho picado. Antes de retirar a panela do fogo, junte molho tradicional caseiro.


FRANGO DESFIADO
                         Limpar o frango, cortar em pedaços e cozinhar só com água. Quando estiver cosido, retirar os pedaços de frango da água e desfiá-lo, retirando os ossos e a pele (pode reservar o caldo para fazer canja). Numa panela, refogue com óleo de soja  os temperos como sendo salsa, cebola e alho picados, colorau e 1 colher sopa do tempero digestivo. Coloque dentro da panela o frango desfiado e refogue junto com os temperos.                        


FRANGO EM RISOTO
                           Proceda como no frango desfiado. Para cada frango, acrescente  8  copos do caldo ou de água, 4 copos de arroz, 1 copo de milho verde pré-cosido, 1 copo de ervilhas, 1 copo de cenouras cortadinhas e 1 copo de batatas cortadas em cubinhos. Deixe ferver até que o arroz esteja cosido.
  

MACARRÃO ALHO E ÓLEO
                           Numa caçarola, coloque um pouco de óleo, 1 pitada de sal e bastante alho cortadinho. Deixe o alho fritar até que esteja dourado. Coloque o macarrão feito com farinha de arroz (japonês) cosido e depois de escorrido, dentro da caçarola e refogue-o neste molho

MOLHO DE PICADINHO
                           Refogue  cebola e alho cortados numa porção de óleo de soja. Quando a cebola e o alho estiverem dourados, junte uma porção de carne moída e o dobro desta porção, de PTS (proteína têxturizada de soja). Refogue tudo junto e adicione o dobro da porção de carne e da proteína de soja em água. Deixe cozinhar  por 15 minutos com a panela tampada. Junte a mesma porção da carne e da proteína de soja em tomates bem maduros picados. Coloque também os temperos verdes cortadinhos e 1 colher de tempero digestivo. Deixe ferver por mais 10 minutos. Incorpore um pouco de maisena dissolvida em água e deixe apurar mais um pouco.

PEIXE ENSOPADO
                          De preferência peixe grande sem espinhas e cortado em pedaços. Coloque um pouco de óleo na panela e arrume uma camada do peixe. Em cima do peixe polvilhe com um pouco de sal e suco de limão, os temperos  verdes, o tempero digestivo, colorau em pó e cebola em rodelas. Em cima dos temperos arrume outra camada de peixe, temperos, e assim por diante. Cubra com água até a última camada de peixe. Deixe ferver por  15 minutos. Retire do fogo e regue tudo com um pouco de azeite de oliva. Depois de servir, reserve o caldo para virar uma boa sopa para o jantar.

PEIXE  AO  FRICASSÉ
                           Para este prato torna-se necessário que o peixe seja  salgado, como o bacalhau ou bem consistente como o cação e a corvina. Procede-se  como no frango ao fricassé. Só precisa tomar cuidado porque o peixe fica cosido mais rápido que o frango. Assim, bastam  3 minutos de fervura para juntar o molho de fricassé  e deixar  ferver por mais uns 5 minutos.

PEIXE  À PORTUGUESA
                           Coloque numa panela, os legumes e as verduras  cortados como sendo batatas, cenoura, chuchu, couve, brócolos, couve flor, e os que quiser. Em cima dos legumes arrume os pedaços de peixe e em cima do peixe, coloque os temperos verdes, 1 colher do tempero digestivo e sal a gosto. Cubra os legumes com água e deixe o peixe para coser “no bafo dos legumes”. Quando a batata estiver cosida, apague o fogo e regue com suco de limão e azeite de oliva.  O que sobrar do almoço pode virar sopa para o jantar, adicionando um pouco de massa quebradinha e um pouco mais de água.


PEIXE NA CHAPA
                             Use filés de peixe grande  sem espinhas. Tempere com sal e suco de limão. Coloque num escorredor para que  fique bem sequinho. Passe os filés na farinha de mandioca e coloque-os na chapa bem quente e untada com óleo. Vire-os de lado oposto para que fiquem assados uniformemente.


PEIXE AO FORNO
                              Para isso, serve um peixe de tamanho médio cortado ao meio no sentido da espinha dorsal e sem escamas. Retire a espinha dorsal e as espinhas. Coloque-o numa forma untada com óleo. Polvilhe  o peixe com sal e depois regue-o com suco de  limão e óleo. Leve-o a assar em forno quente até que fique dourado.


PICADINHO DE DOBRADINHA
                              Prefira comprar a dobradinha limpa. Mesmo assim, coloque a dobradinha numa panela de pressão com bastante água e deixe ferver por 1 hora. Desligue o fogo e deixe esfriar até que a tampa da panela se desprenda. Abra a panela e limpe a dobradinha retirando toda a gordura e depois lave-a em água fria  corrente. Corte-a  em picadinho e tempere-a com suco de limão e sal. Deixe passar mais de 15 minutos e escorra o suco de limão. Faça um refogado na panela com  óleo,  alho, cebola, salsa, cebolinha, pimenta dedo de moça, colorau  e o tempero digestivo. Junte a dobradinha picada. Coloque um pouco de água e deixe ferver até ficar bem mole ou incorporar os temperos e sobrar um pouquinho de molho no fundo da panela. Faça à parte uma farofa de óleo, sal e temperos verdes com farinha de mandioca. Para servir, arrume a dobradinha numa travessa e cubra com a farofa.
 
                          
REFOGADO DE FÍGADO
                              Fígado não se deve lavar. Só deve ser lavado quando ainda está inteiro e com a pele e de procedência certificada. Por isso o açougue tem de ser higiênico ao máximo e expor os bifes deste produto acondicionados em vasilhame de vidro com tampa dentro do balcão frigorífico e ao manuseá-lo, usar luvas apropriadas. Tudo isto deveria ser exigido pela saúde pública  
                             Compre um pedaço de fígado de vaca com a pele. Lave-o inteiro e depois  corte-o em bifes. Retire a pele e corte-o em pedaços pequenos sem molhar e sem temperar. Numa caçarola, coloque  um pouco de óleo, cebola, alho cortados; tempero digestivo e sal a gosto. Junte os pedaços de fígado e refogue ligeiramente virando-os com uma colher de pau e com cuidado para que não fique endurecido mas que  o  molho esteja dourado e despregando da panela.
 
ROLO DE  CARNE COM  PTS
                             Coloque numa  tigela, uma porção de   PTS (proteína têxturizada de soja) granulada, pré-demolhada por 20 minutos e escorrido. Acrescente a mesma quantidade de carne moída e a mesma quantidade de batatas cosidas e esmagadas e um pouco de farinha de arroz ou amido de milho. Junte alho, cebola e salsa picados e uma porção do tempero digestivo. Junte também 1 ovo e um pouquinho de vinagre. Amasse tudo até que fique uma massa unida e macia. Se precisar, acrescente uma pouco de leite ou água. Estenda a massa abrindo-a com um rolo mas deixando-a espessa. Recheie com cenoura ralada, enrole e leve ao forno a 180º para assar até que fique dourado. Sirva-o cortado em fatias e sobre estas, o molho de vinagrete.
                               Pode usar esta mesma massa para fazer bolinho de carne.

     

AÇORDA BRASILEIRA
                        Numa panela, faça um refogado com carne moída e tutano ou  camarão moído ou  bacalhau ou pirarucu ou  carne seca bem mole desfiados, com cebola e alho picados, colorau e mais o tempero digestivo; ou simplesmente só os temperos sem as carnes, peixes ou mariscos. Junte um mingau de farinha de mandioca pré-cosido e meio ralinho. Deixe cozinhar um pouco até que esteja bem incorporado com o refogado. Ao retirar do fogo junte bastante salsa e coentro verde picados, ovos caipira crus e mexa bem  com uma colher de pau para incorporar os ovos na sopa. Sirva quentinha com pedacinhos de queijo branco.

CANJA
                                    Retire os ossos e a pele de um frango e refogue-o com óleo, os temperos verdes, alho, cebola, e o tempero digestivo. Depois de refogado, acrescente  2 litros de água  e  ¼ de litro de arroz branco. Quando o arroz estiver cosido, junte  2 colheres sopa de farinha de mandioca dissolvidas em meio copo de água e retire do fogo. Sirva-a quentinha.

CALDO VERDE
                                   Pique uma porção de 1 litro de couve, espinafre, salsa, cebolinha e alho poro picados. Junte ¼ de litro de batatas raladas, 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente água fria na quantidade que quiser para dar consistência de sopa e deixe ferver mais 2 minutos. Sirva quentinha e regada com azeite de oliva.

MINESTRA
                                   Sabe aquele feijão que sobrou?  Acrescente  mais água, retempere, junte macarrão de arroz (japonês) em pedaços pequenos  e leve ao fogo até cozinhar o macarrão.

SOPA DE ABÓBORA
                                   Coloque pedaços de abóbora numa  panela com pouca água e leve ao fogo brando para ferver. Quando a abóbora estiver macia, esmague-a com uma colher de pau ou escumadeira. Junte sal a gosto, os temperos verdes, alho e cebola picados, o tempero digestivo e um pouco de arroz. Acrescente um pouco mais de água para cozinhar o arroz e ficar na consistência de sopa. Ao retirar do fogo, coloque um pouco de azeite de oliva.


SOPA  DE  ALMÔNDEGAS
                                   Faça as almôndegas ao molho normalmente como na receita 1/a ou aproveite  aquelas que sobraram do almoço. Acrescente bastante molho  caseiro tradicional, tempero digestivo e água suficiente. Ao ferver, junte farinha de mandioca molhada e vá mexendo para não encaroçar  até dar a consistência  de sopa. Retire do fogo e sirva quente.

SOPA DE ROLO DE PTS COM LEGUMES
                                  Aquelas sobras de rolo de PTS que você guardou no frízer, descongele. Retempere, coloque numa panela com água suficiente, junte os legumes cortados como batatas, cenoura, aipim, chuchu, etc. e deixe cozinhar até amolecer os legumes e ficar na consistência de sopa.

SOPA DE CENOURA
                                  Coloque na panela uma porção de cenoura ralada e o triplo de água. Tempere com os temperos verdes, alho e cebola picados, sal a gosto e tempero digestivo. Deixe ferver até que a cenoura esteja cozida Junte chuchu e batatas pré-cosidas e esmagadas.. Retire do fogo e regue com azeite de oliva.

SOPA DE COSIDO 
                                  Sobrou cosido do almoço?  Retempere e acrescente água suficiente. Imagine uma certa quantidade de batatas pré-cosidas e esmagadas e junte. Leve ao fogo só para incorporar os elementos. Sirva quente.

SOPA DE ESPINAFRE
                                  O espinafre deve ser  cortadinho ou batido no liquidificador com água. A quantidade de espinafre deve ser  mais ou menos igual a da água, porque a verdura tende a murchar ao cozer. Junte os temperos verdes, alho e cebola cortadinhos (ou bata tudo junto no liquidificador),o tempero digestivo e sal a gosto. Deixe ferver 2 minutos e vá  mexendo e juntando aos poucos a farinha de mandioca molhada até ficar na consistência de sopa. Retire do fogo e sirva  regada com azeite de oliva e se quiser, com pedacinhos de pão torrado

SOPA DE FEIJÃO
                                 Aquela sobra do feijão cosido ou da feijoada, coloque numa panela e acrescente água suficiente. Junte couve cortadinha, salsa, cebola e alho picados e sal a gosto. Deixe ferver por 2 minutos. Vá mexendo com uma colher de pau e adicionando farinha de mandioca molhada até obter a consistência de sopa. Sirva quentinha.

SOPA DE FÍGADO
                                Faça um pouco de refogado de fígado ou use a sobra do almoço que ficou congelada. Acrescente água suficiente, batatas raladas, chuchu cortadinho, aipim ralado ou cortadinho, couve picada, salsa, cebola e alho picados, o tempero digestivo, sal a gosto e deixe ferver até que o aipim esteja cosido. Antes de servir, misture um pouco de azeite de oliva.

SOPA DE FRANGO
                               A uma porção de sobras de frango, depois de desfiado, faça um refogado bem temperado. Acrescente água suficiente e junte os legumes que quiser bem cortadinhos. Quando ferver, junte também um ovo batido. Quando os legumes estiverem macios, retire do fogo e sirva.


SOPA DE LEGUMES
                               Junte as ervilhas, cenouras, feijão verde, batatas, aipim, talos de couve flor, milho verde e outros legumes mais que quiser, todos  picados. À quantidade de legumes, acrescente a mesma quantidade e mais meia de água. Coloque os temperos verdes, o alho e a cebola cortadinhos, o tempero digestivo e deixe ferver até que os legumes estejam macios. Para ganhar a consistência de sopa, vá mexendo com a colher de pau e acrescentando um pouco de amido de milho dissolvido em água. Ao retirar do fogo, coloque  um pouco de azeite de oliva e sirva.


SOPA DE LENTILHAS
                              Tempere e cozinhe as lentilhas como se fossem feijão. Quando estiverem cosidas, acrescente água para formar o caldo. Junte um pouco de carne ou frango de panela e deixe cozer mais um pouco para incorporar. Retire do fogo e coloque um pouco de azeite de oliva e sirva.


SOPA DE MOCOTÓ COM AIPIM ( caldo fortalecedor)
                              Cozinhe o mocotó numa panela de pressão até  que esteja bem mole como se fosse uma geléia. Retire os ossos e coloque os temperos verdes, o tempero digestivo, sal a gosto, colorau, alho e cebola picados e dê uma refogada ligeira. Acrescente água suficiente para  obter a sopa. Junte o aipim ralado na quantidade equivalente à  terça parte do liquido que está na panela. Deixe ferver  20 minutos. Retire do fogo e quando a tampa da panela desprender, pode  abrir e servir.

SOPA DE PEIXE
                              Tempere com sal e limão uma quantidade de peixe cortado em pedaços pequenos e sem espinhas. Ou aproveite as sobras de peixe ou de mariscos congeladas. Com um pouco de óleo vegetal, os temperos verdes, o tempero digestivo alho e cebola picados; frite um pouco este peixe. Acrescente água para formar a sopa. Junte batatas ou aipim ralados o suficiente e deixe ferver até que  esteja cozido. Retire do fogo e sirva.

Acompanhamentos:

ARROZ BRANCO
                              Para não perder as propriedades do arroz, para cada quantidade de arroz coloca-se o dobro de água, sal a gosto e deixa-se ferver em fogo bem baixo com a panela tampada até que seque a água.

BAIÃO DE DOIS
                             Ao feijão já pronto e temperado, acrescenta-se um pouco de água para o caldo ficar mais liquido e junta-se o arroz na proporção de metade do caldo e deixa-se ferver em fogo brando até que o arroz esteja cozido. Abre-se a panela e junta-se uma boa porção de salsa e coentro verde picados e mistura-se com uma colher de pau.

ESPARREGADO
                            Numa caçarola coloque óleo vegetal com  alho picado e frite o alho. Junte um pouco de tempero digestivo e sal a gosto e refogue rapidamente. Adicione as folhas de espinafre lavadas e escorridas. Mexa com uma colher de pau até que as folhas fiquem murchas.                           

FEIJÃO
                            Cate e lave bem a porção de feijão que você vai usar. Coloque-o de molho em água numa vasilha sem tampa  e deixe na geladeira até o dia seguinte para soltar o gás e brotar. No dia seguinte, coloque numa panela um pouco de óleo, alho e cebola picados e frite-os.Despeje na panela o feijão com a água em que estava de molho na  geladeira. Acrescente um pouco mais de água e 2 folhas de louro de ( preferência verdes )  para cada quilo de feijão. Deixe ferver até que esteja no ponto.
                             Se quiser fazer feijoada, acrescente pedaços de músculo com tutano, carne seca dessalgada, presunto, etc.

 
MACARRÃO ALHO E ÓLEO
                            Coloque numa caçarola um pouco de óleo, alhos picados e um pouco de sal. Frite o alho e passe o macarrão de arroz (japonês) pré-cosido e escorrido.


PIRÃO ESCALDADO
                           Separe um pouco do caldo do cosido de carne, peixe ou marisco numa panela. Leve ao fogo e  ao ferver, vá mexendo e juntando aos poucos a farinha de mandioca molhada para não encaroçar até que chegue ao ponto de pirão na consistência desejada.


PURÊ DE BATATAS
                           Esmague as batatas cosidas sem casca e escorridas. Tempere com uma pitada de sal e junte um pouco de azeite de oliva. Depois vá mexendo com uma colher de pau e adicionando leite liquido até ficar na consistência desejada.


PURÊ DE AIPIM
                          Ao aipim cosido e esmagado, procede-se como na receita do purê de batatas.

SALADA VERDE ( agrião, alface, rúcula, escarola)
                          Depois das verduras lavadas e escorridas, são cortadas e temperadas com azeite de oliva e choyu

SALADA PRIMAVERA
                          Juntam-se verduras cruas  cortadas com os legumes crus ralados e tempera-se com sal a gosto, vinagre de maçã e azeite de oliva.
     
SALADA DE LEGUMES
                          Os legumes são cortados e cosidos no bafo. Tempera-se com  um molho vinagrete feito com  pepino e cebola cortadinhos, vinagre de maçã e azeite de oliva.

Lanches:

ARROZ DOCE
                          Para cada medida de arroz cru usa-se 3 medidas de água, uma pitada de sal e um pedaço de casca de limão. Leva-se ao fogo até que o arroz esteja cosido porém molhado (não seco). Nesta ocasião junta-se o açúcar a gosto ou o adoçante e deixa-se ferver rapidamente só para dissolver o açúcar. Retira-se do fogo e junta-se 1 gema de ovo crua batida com creme de leite mexendo para incorporar. Coloca-se numa travessa ou em tigelas individuais e polvilha-se com canela em pó.
 
CANJICA DE QUIRERA BRANCA
                        Cozinha-se a canjica com água e quando ela estiver mole e ainda com um pouco de caldo, junta-se  uma pitada de sal, casquinha de limão, um pouco de  amido de milho dissolvido em água, mexendo sempre para dar consistência e deixa-se ferver por um minuto. Retira-se do fogo e junta-se creme de leite misturando bem. Ao servir nas tigelas individuais, polvilha-se com canela em pó.

CURAU
                      Numa panela coloque uma porção de farinha de milho pré-cosida, um pouco de sal e açúcar a gosto e uma folha de canela. Acrescente a mesma porção da farinha; de água e outra mesma porção de leite. Deixe ferver e quando virar uma papa, retire do fogo. Se quiser, adicione queijo ralado. Espalhe numa travessa, polvilhe com canela e deixe esfriar para cortar em pedaços e servir.

DOCE DE MAÇÃ
                      Numa panela de pressão coloque 500 grs. de maçãs cortadas em fatias e meio copo de água. Junte um pouco de canela em pó e uma folha de gelatina sem sabor inteira ou 1 pacote de gelatina de maçã diet dissolvido num pouquinho de água quente. para cada 500 gramas de maçã. Tampe a panela e deixe ferver no fogo brando por 30 minutos. Coloque num recipiente de vidro, tampado, e deixe esfriar para consumir.


DOCE DE  BANANAS
                      De preferência numa panela de ferro, coloque  1 quilo de bananas cortadas em rodelas, 1 colher sopa de canela em pó e ½  colher chá de cravinho em pó . Deixe ferver no fogo bem baixinho e mexa de vez em quando até que o doce esteja se despregando da panela. Junte 1 pacote de gelatina diet sem sabor e deixe ferver ligeiramente, mexendo bem. Feche o fogo e junte 2 colheres de vinagre de maçã, mexendo para incorporar. Deixe esfriar para o consumir.

GELATINA DE FRUTAS
                      Para cada 1 copo de polpa de fruta da época, 1 copo de açúcar ou um pouco de adoçante e  1 pacote de gelatina diet sem sabor ou do mesmo sabor da fruta e ¼ de colher de chá de gengibre ralado. Deixe ferver por 1 minuto e coloque num recipiente para gelar

GELATINA COM CREME DE AMENDOIM
                      Faça a gelatina e depois de gelada quando for servir, compartilhe na mesma taça com o creme feito com uma porção de farinha de amendoim, 1 lata de leite condensado e 1 de creme de leite misturados. Levar ao fogo mexendo durante 5 minutos. Retirar do fogo e deixar esfriar.

MINGAU  DE FARINHA DE MANDIOCA
                      Leve ao fogo: para cada copo de leite, 3 colheres de sopa de farinha de mandioca. Junte uma pitada de sal e açúcar a gosto ou adoçante. Vá mexendo com uma colher até virar uma papa. Se ficar muito dura (o que depende da farinha) junte mais um pouco de leite. Ainda quente, coloque num prato e polvilhe com canela em pó. Deve ser consumido ainda quentinho

MINGAU DE MAISENA
                      Proceda como no mingau de farinha de mandioca.

PATÊ DEABOBRINHA
                     Corte em pedaços bem picadinhos 2 abobrinhas médias. Coloque na panela com 1 copo de água, 1 colher sopa do tempero digestivo, (sal a gosto), 3 dentes de alho, salsa e coentro verde. Leve ao fogo e deixe ferver até dar o ponto de patê.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário